Igrejas cristãs mais antigas de Israel

Embora existam muitos lugares maravilhosos associados aos eventos do antigo e do novo testamento da Bíblia, alguns dos lugares mais intrigantes ocorreram após a época de Jesus e durante o crescimento da fé cristã em Israel. As igrejas cristãs mais antigas conhecidas no mundo geralmente estão em Israel.
Embora a nação de Israel seja principalmente judaica, seguida pela muçulmana, a fé cristã obviamente começou em Israel como uma seita da fé judaica. Demorou algum tempo para que suas próprias igrejas fossem formadas.
Algumas das igrejas mais conhecidas foram estabelecidas por Helena, mãe de Constantino. Ela fez uma peregrinação à Terra Santa e viu locais ligados a histórias bíblicas. Algumas dessas igrejas foram formadas por adeptos locais da fé.
Igreja da Prisão de Megido
Não, esta igreja não era uma prisão, no entanto, foi descoberta dentro das cercas de uma prisão moderna construída ao lado do famoso local conhecido como Tel Megiddo e o Vale do Armagedom . A igreja é datada do início do século III e apresenta um piso de mosaico bem preservado com imagens de peixes, o símbolo cristão primitivo.
Além disso, há uma inscrição que mostra que a igreja foi em grande parte financiada por um soldado romano chamado Gaianus, mostrando a propagação da fé na população gentia.
Se você já esteve em um de nossos passeios antes, pode se perguntar por que não viu esta igreja enquanto estava na área. Isso porque ele esteve “na prisão” o tempo todo. No entanto, agora foi decidido mover a prisão para que a maravilha arqueológica possa ser vista. Esteja procurando por esta parada em uma futura turnê em breve!
Igreja da Natividade
A Igreja da Natividade é uma das igrejas que Helena ajudou a fundar. Esta igreja foi construída no local que se acredita ser onde Jesus nasceu. Por muito tempo se acreditou ser o local, até mesmo pelos romanos que construíram um santuário para Adonis no local para impedir que os seguidores de Jesus visitassem o local.
Helena então construiu a Igreja da Natividade no início do século IV. A igreja foi destruída em uma revolta samaritana no final do século VI. Em seguida, foi reconstruída por Justiniano no século VII. A igreja de hoje foi alterada, consertada e ampliada, mas há partes da igreja que são da igreja de Justiniano!
Igreja do Santo Sepulcro
A Igreja do Santo Sepulcro foi outra igreja que foi construída em resposta à peregrinação de Helena. Foi construído pela primeira vez no século IV, mas depois danificado e quase totalmente destruído repetidamente. A igreja é atualmente controlada por várias igrejas que contribuem e, às vezes, lutam pelo cuidado e integridade do edifício.
Banaias
A Igreja de Banaias só foi descoberta mais recentemente durante a pandemia de covid enquanto os visitantes não compareciam e foi possível fazer escavações mais extensas em locais normalmente muito movimentados por turistas.
O templo foi reaproveitado e transformado em uma igreja cristã durante a era bizantina, por volta de 400 DC. Cruzes são encontradas por toda parte, incluindo um ponto que parece ser o mesmo que dizer “Eu estive aqui”, já que muitas cruzes são esboçadas aleatoriamente em uma pedra. Isso indica que não era uma igreja local, mas sim um local de peregrinação, o que dá credibilidade ao fato de que Jesus e Pedro de fato tiveram essa conversa neste local! Da próxima vez que você estiver em Israel, isso fará parte de sua experiência quando estiver em Banaias ! Apenas prova que você nunca sabe o que será descoberto em Israel e só porque você esteve em um site, não significa que você já viu tudo!
Mal podemos esperar para recebê-lo em Israel mais uma vez!