Buscar
  • Alliance Viagens

Santuário de Fátima

Atualizado: 7 de Mar de 2019

Um dos mais importantes santuários marianos do mundo e local de peregrinação cristã e devoção católica.



O Santuário de Fátima, formalmente intitulado pela Igreja Católica como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém, em Portugal.


O Santuário de Fátima é, por excelência, um local de peregrinação cristã e devoção católica, preservando a memória dos acontecimentos que levaram à sua fundação, nomeadamente as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto – em 1917. A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é de há muito consensualmente reconhecida, nacional e internacionalmente. Por vontade expressa da Santa Sé Apostólica, este é um Santuário Nacional. É também um dos mais importantes santuários marianos do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano. Foi distinguido com três rosas de ouro papais e visitado pelos Papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017).


A sua edificação iniciou-se em 1919 com a construção da Capelinha das Aparições; ao longo dos anos o santuário foi sendo expandido, contando hoje com duas basílicas, o que representou um aumento significativo da capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto. Contudo, os diversos planos urbanísticos criados para ordenar seu crescimento tiveram pouco efeito prático, e o complexo que se vê atualmente é fruto mais de intervenções pontuais que atendiam a necessidades do momento do que de um planeamento unificado e de longo prazo. Por outro lado, o poderoso impulso gerado pelo Santuário de Fátima foi responsável pelo crescimento exponencial de uma zona do país até aí muito pouco desenvolvida.


Estilisticamente diversificado, integrando construções de caráter revivalista a par de outras de cariz mais atual, o Santuário de Fátima é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto de Oração (exterior), a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a respetiva Colunata, a vasta Basílica da Santíssima Trindade, as casas de retiros de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora das Dores, uma Via Sacra nos Valinhos e o Centro Pastoral Paulo VI. Conta também com espaços culturais e diversas outras edificações para os setores administrativos, acolhimento de peregrinos, atendimento médico, comércio, encontros e congressos, e outras atividades. O santuário teve ainda o contributo de artistas de várias gerações, nacionais e internacionais, que para aí realizaram um numeroso e diversificado conjunto de obras.


Os visitantes têm variadas motivações para acorrerem ao santuário. Segundo o antigo reitor Luciano Guerra, as principais "parecem ser a devoção, a promessa e a busca de um ambiente espiritual e calmo". Um estudo científico realizado por Abreu em 2003 mostrou que os visitantes identificam Fátima como "um local de fé" (42,3%), "uma experiência espiritual/religiosa" (14,2%), "uma experiência de paz/tranquilidade" (13,6%) e "uma experiência maravilhosa do foro transcendental" (13%). Sobre suas motivações principais, o estudo revelou que "17,8% dos peregrinos inquiridos afirma que o principal motivo que o leva no presente dia a Fátima é a fé, 16% identifica a promessa por si, ou por um membro familiar, (...) e 13,8% dos inquiridos desloca-se a Fátima para acompanhar família ou amigos". 72,9% dos peregrinos já visitaram o santuário mais do que dez vezes e 72,3% consideram que sua vida mudou para melhor depois da visita. Uma série de serviços e locais estão preparados para dar atendimento aos visitantes, incluindo albergues para peregrinos, serviços de informações, orientação pastoral, alimentação, pronto-socorro e enfermagem, bem como uma rede de comércio de artigos sacros e 14 parques de estacionamento para veículos.


Em 2015, o santuário acolheu 6 milhões e 676 mil visitantes nas 9.948 celebrações realizadas ao longo do ano. Neste ano o recinto acolheu 587.128 peregrinos distribuídos por 4.390 grupos de peregrinação organizada. Entre estes, 1.591 grupos de peregrinação foram de origem portuguesa, no total de 461.300 peregrinos, e 2.799 grupos provenientes de 90 países, no total de 125.829 peregrinos. Entre as peregrinações de origem portuguesa, a diocese que mobilizou maior número de peregrinos foi a do Porto, com 39.686 peregrinos em 272 grupos, seguida pela de Lisboa, com 34.362 peregrinos em 383 grupos.


A maior afluência de peregrinos ocorre durante o mês de maio. Os países estrangeiros com maior número de peregrinos foram Espanha (30.776 peregrinos), Itália (15.112 peregrinos) e Polônia (13.017 peregrinos). Ainda em 2015, foram atendidos nos postos de informações do santuário e de Aljustrel 184.128 peregrinos, dos quais 48.560 portugueses e 135.568 estrangeiros de 162 nacionalidades. A Casa da Lúcia foi visitada por 336.299 peregrinos, dos quais 139.469 de nacionalidade portuguesa e 196.830 de outras nacionalidades. A Casa do Francisco e da Jacinta recebeu a visita de 320.193, dos quais 133.832 portugueses e 186.361 de outras nacionalidades. As várias casas de alojamento propriedade do santuário registaram cerca de 55 mil dormidas.


A devoção à Virgem de Fátima é uma das maiores influências no misticismo católico mundial e isso, junto com a importância internacional do santuário, ambos alcançando um vasto público, tornam-nos em importantes plataformas para manifestações da hierarquia da Igreja não apenas sobre elementos doutrinais, mas também sobre aspectos sociais e políticos desafiadores do mundo contemporâneo. O papa João Paulo II assinalou que a Mensagem de Fátima é atual, destinada "de modo particular aos homens do nosso século, marcado pelas guerras, pelo ódio, pela violação dos direitos fundamentais do homem, pelo enorme sofrimento de homens e nações e, por fim, pela luta contra Deus, impelida até à negação da sua existência".


Fonte: Wikipédia



#santuariodefatima #devoção #peregrinação #fé #catolicismo


0 visualização
 
  • Facebook - Alliance Viagens
  • Instagram - Alliance Viagens
  • Twitter - Alliance Viagens

© Copyright 2019 Alliance Viagens e Turismo. Todos os direitos reservados